terça-feira, 10 de junho de 2008

Responsabilidade Social - Parte 1


Existem várias definições para o termo Responsabilidade Social. Algumas pessoas confundem Responsabilidade com Filântropia... Mas atenção!!! Não tem nada a ver... Vejamos alguns exemplos.

Alguns sociólogos entendem como sendo Responsabilidade Social (RS) a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto. Podemos citar um exemplo:

A implantação de uma fábrica em uma determinada localidade, cujo espaço era utilizado pelos moradores como pasto para seus animais, ocasionando perda desse acesso, exigindo a criação de novas forma de alcançar o que estava posto e estabelecendo um novo cenário para o local.
Como compensar aos nativos e a natureza por essa "invasão"? Aplica-se no caso atos contínuos que possam de uma forma adequada compatibilizar a perda dos antigos moradores com meios compensatórios de forma a evitar o máximo mudanças bruscas.
Uma empresa que patrocina um time de vôlei, que supostamente tem condições de se manter sozinho, é responsabilidade social?
Sim, desde que a relevancia do fato de determinada empresa efetuar tal patrocínio tenha relevancia social e seja de amplo espectro de aplicação. Tornando mais fácil ao acesso da educação, esporte, cultura, entre outros a comunidade local envolvida.
Responsabilidade Social Corporativa
É o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais,trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.

A RS tem muitas "facetas", uma delas é a criação e adoção de normas voluntárias de responsabilidade social. Existem várias iniciativas neste sentido. Muitas empresas, unilateralmente, definiram códigos de conduta ou códigos de ética, que estabelecem princípios de conduta no relacionamento com trabalhadores, comunidades locais, instituições públicas, consumidores, meio ambiente e assim por diante.
Em outros casos, foram adotados códigos elaborados por organismos empresariais setoriais
ou por organizações não-governamentais ou associações privadas, entre elas está a ABNT e ISO.

A ISO (International Organization for Normatization) é uma federação internacional que congrega organismos de normalização técnica de todo o mundo, entre os quais está a brasileira ABNT (Associação Brasileira de NormasTécnicas ). Esta última é a organização que define as normas técnicas reconhecidas oficialmente para uso da indústria e do governo brasileiros. A ISO 9000 e a ISO 14000 são exemplos de normas voluntárias internacionais, no caso, para sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental, respectivamente.
Bom... mas isso é um pouco grande e gostaria que uma pessoa especilizada no assunto escrevesse para mim, já que estou aprendendo também! Enquanto isso não acontece, veja os sites da ABNT: http://www.abnt.org.br/ e ISO: http://www.iso.org/ (essa é em inglês). Até a próxima publicação...

Nenhum comentário: