terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína


O vírus em questão é o H1N1, ou “vírus suína”, uma variante do “influenza A” e ainda que possa como a mutação teórica da “gripe das aves” ser combatida com o Tamiflu a taxa de morte atual (1 para 100) é muito elevada e o vírus muito mutante, o que causa ainda mais preocupação com uma forma mais letal que ele possa assumir numa nova mutação.

Este vírus é especialmente preocupante porque deriva diretamente de uma variante muito comum do vírus da gripe humana e porque foi capaz de infectar uma tão grande percentagem de alvos humanos jovens e saudáveis, como o grupo neozelandês. O vírus merece também muita preocupação porque se sabe que embora seja originário dos suínos, pode propagar-se aos seres humanos e sabe-se que pode depois expandir-se, mutando-se sempre, é esta maneabilidade que o torna difícil de combater e impossível de tratar por via de uma vacina.

Como evitar essa doença?
1) Evite contato com pessoas que estiveram viajando em cidades do Mexico ou de outros países com foco de contaminação nos últimos 10 dias. Se a pessoa não apresenta os sintomas da gripe não existe problema.
2) Evite contato com pessoas que estejam espirrando, tocindo, com febre, com escorrimento no nariz.
3) Evite ambientes fechados onde não existe ventilação ou que exista arcondicionado como é o caso de supermercados, lojas em shopping, metrô, restaurantes fechados, salas de aula, cinemas, etc. Uma pessoa com gripe que esteja espirrando em uma ambiente fechado pode contaminar centenas de outras pessoas em pouco tempo de contato com o ar.
4) Prefeira lugares abertos e ventilados como praças, praias, rua. Quando for em bares, restaurantes ou lanchonetes prefira os locais que fiquem fora do ambiente fechado do restaurante.
5) Prefira viajar de carro do que de ônibus ou avião pois são ambientes fechados com ar condicionado.
6) Use as escadas no lugar dos elevadores.
7) Se for necessário frequentar salas de aula fique perto das janelas ou perto das portas. Prefira os locais da sala com maior ventilação externa.
Evite comprimentar pessoas gripadas. A mão da pessoa gripada está contaminada. Seu rosto também está contaminado e pode transmitir a gripe.
9) Evite beijar na boca ou ter qualquer relação fisica com pessoas gripadas.

Por isso é importante ficar informado para não se contaminar com a doença.

Um comentário: