terça-feira, 29 de dezembro de 2009

2009 não é o ano da queda das publicações impressas

Segundo mapeamento realizado pelo MediaFinder, 367 publicações impressas fecharam nos Estados Unidos em 2009. Destas, apenas 64 permaneceram como sites noticiosos.

O mais interessante da estatística é saber que este valor está abaixo dos anos anteriores. Em 2008, foram 526 suportes informacionais palpáveis. Em 2007, um número ainda mais preocupante: 573 impressos fecharam as portas. Somadas, são 1466 publicações fechadas em três anos.

A última grande marca a se despedir foi a Editor & Publisher. Depois de 125 anos de histórias do Jornalismo, uma das mais prestigiosas publicações norte-americanas não conseguiu entrar em acordo de venda que envolveu a Nielsen Business Media, sua proprietária.

Os números corroboram um fato. Trata-se do início da consolidação da estrutura no setor. Aos poucos, o executivo da indústria do papel começa a notar a importância da convergência e de que como diferentes formatos podem conviver lado a lado. O que muda é a intensidade do discurso propagado nelas.

A questão a ser discutida já há alguns anos não é a morte do impresso. Mas como um jornal ou revista buscam alternativas para sobreviver perante opções distribuídas, acessíveis e sem custos.

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