quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pesquisa revela que leite hidrata mais que a água

Após praticar exercícios é comum recorrermos a um copo de água, mas pesquisadores de Campinas, no interior de SP descobriram que o leite contribui mais que qualquer outra bebida no treinamento.

Mais do que vontade, o nosso corpo sente a necessidade de repor o líquido perdido durante os exercícios.

E dá para substituir por leite? Um estudo desenvolvido no Reino Unido concluiu que o leite magro é mais eficiente na reidratação do que a água ou qualquer isotônico, bebida normalmente usada para repor líquidos e sais minerais. Pesquisadores da Unicamp explicam por que isto acontece.

A proteína do soro do leite também ajuda na regeneração do músculo lesionado durante a atividade física

Quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício. De acordo com os pesquisadores todos os tipos de leite têm este potencial de hidratar e recompor os músculos.

O que muda entre um e outro é o tempo de absorção no organismo. O efeito do leite desnatado, por exemplo, é maior que o de soja, por ele manter por um período maior, mais elevadas as taxas de aminoácidos e estes aminoácidos são essenciais para a construção da musculatura.

Dezesseis quilos a menos e com músculos bem mais definidos depois de um ano de treino intenso. Para potencializar os exercícios, todos os dias, antes e depois da academia, Fabiano toma uma dose de proteína isolada do leite. A orientação é dada pelo fisioterapeuta Wilson Germano.

Cristina Maia - Campinas, SP

Nenhum comentário: