sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

COMO AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ENTRAM NO CORPO ATRAVÉS DOS OLHOS?

Embora os respingos nos olhos ou a contaminação dos olhos por substâncias químicas presentes local de trabalho, sejam relativamente comuns, é provável que grandes quantidades de substâncias não entrem no corpo por esta via. Pequenas quantidades de substâncias químicas podem entrar no organismo por se dissolverem no líquido que circunda os olhos, e maiores quantidades, mas provavelmente insignificantes, podem entrar nos olhos, se forem provenientes de respingos de substâncias químicas.
Os olhos são amplamente irrigados por veias e muitas substâncias podem penetrar nos tecidos externos e passar para as veias. Os olhos podem ou não ser danificados durante esse processo, dependendo na natureza corrosiva da substância e de sua capacidade de penetrar nestes tecidos.

Quais são alguns exemplos de substâncias químicas que podem entrar no corpo pelos olhos?
Qualquer substância química, seja na forma líquida, poeira, vapor, gás, aerosol ou névoa, pode entrar em contato e penetrar nos olhos. Por exemplo, o solvente orgânico tolueno pode atravessar as camadas externas dos olhos e alcançar a corrente sanguínea. Durante esse processo, pode provocar queratite, uma inflamação da camada externa dos olhos.

Essa matéria vai em homenagem ao meu professor.

Evangelista, tá aí!!!
Obrigada pela EXCELENTE aula de Biossegurança

2 comentários:

Fibramontes disse...

Obrigado por desenvolver este documento, ajudou muito

Fibramontes disse...

Informação super válida...obrigado