terça-feira, 21 de outubro de 2008

Para "nós" que comemos caranguejo... Mas esse eu não como!!!


Você é daqueles que adora comer um caranguejo na praia. Fica maravilhado quando encontra uma caranguejada com caranguejos de patas enormes. Você provavelmente vai ficar animado ao ver as fotos do maior caranguejo do mundo que popularmente é conhecido como caranguejo do coco mas que se chama mesmo Birgus latro.

Você já pode imaginar porque ele se chama caranguejo do coco. Ele é tão grande que sobre os coqueiros das praias para pegar cocos inteiros. Com um só golpe da sua garra poderosa ele quebra o coco no meio para se alimentar. A força é tão grande que poderia quebrar qualquer coisa.

Ele é o maior artrópode terrestre conhecido. Ele também é conhecido pelo preferência que tem por objetos brilhantes. Nas regiões onde se prolifera é comum a reclamação de moradores que tem seus objetos furtados dentro de casa por este tipo de caranguejo. Ele possui uma atração especial por objetos que brilham no sol como panelas, objetos de metal, etc.

Normalmente ele chega a ter 40cm e 4kg. Existem registros de caranguejos de 1 metro e 17 kg que já foram encontrados. Ele pode viver até 30 anos. Possui uma força enorme que permite levantar objetos de até 29kg, ou seja, poderia levantar uma criança com facilidade.
Você toparia comer esse caranguejo gigante?

2 comentários:

A voz de um poeta disse...

Esses carangueijos poderiam servir para uma boa panelada, que tanto gostam vc, sua irmã e sua mãe não?
bjus

Vicky MundoAfora disse...

Flavica,

A única vez que eu me aventurei a comer caranguejo foi com voces, na casa da sua tia, em Vila Velha. A gente passou horas "depilando" caranguejo, e depois teve uma tropa em volta de mim, me ensinando a como descobrir a carne dentro daquela coisa... Tentei comer uns 3, acho que fiquei com fome aquele dia...