segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Erro de marketing ou aproveitar-se da situação???

McDonalds explorou tragédia no Haiti?

Marketing não é uma ciência exata e não possemos afirmar com certeza o que é certo e errado. Como estudante de marketing estou querendo justamente apontar possíveis deslizes e, principalmente, provocar questionamentos. Para cumprir essa função vou abordar um tema delicado: marketing em momentos de tragédias.

Vocês lembram de quando a Red Bull foi duramente criticada por ter permitido que promotoras distrubuissem produto de graça no desabamento de uma estação de metrô de São Paulo em 2007? Uma respeitada revista publicou um artigo dizendo que "a companhia ignorou uma regra básica no universo da propaganda: nunca tente se aproveitar de uma crise para ganhar alguns pontos de audiência. Fatalmente o efeito será contrário ao esperado." Para mim a Red Bull foi, no mínimo, infeliz com a ação. Mas não dá pra negar que os bombeiros precisavam, sim, de ajuda pra continuar trabalhando nos escombros por horas sem parar. O problema está em ficar conhecida(o) por tentar explorar comercialmente a situação.

Dois anos se passaram e acabamos de ver uma tragédia ainda maior: o terremoto no Haiti. E estou sendo impactado por várias ações marketeiras de ajuda comunitária. O McDonalds, por exemplo, anunciou que doaria 0,50 centavos para o Haiti pra cada Big Mac vendido durante uma semana. A ação teve ampla divulgação na internet e acabou levantando US$500 mil pela causa (valor que não fará grandes diferenças no cofre da empresa), além de uma também ampla divulgação da "boa ação" da empresa.

Será que o Mc Donalds também não tentou se aproveitar da tragédia? Afinal, porque não doar um valor independente das vendas? Porque investir tanto na divulgação de uma doação que não foi tão grande? Foi justamente o que a Coca-cola fez. Deixou de divulgar a sua marca por um certo período para doar esse valor para o Haiti.

Enfim... uns acham que é hipocrisia falar isso, outros acham que não custaria nada aos bolsos do McDonald doar sem fazer esse tipo de marketing e outros acharam certo essa ação!!!

Eu concordo que não custava nada mexer um pouco os escorpiões que têm no cofre dessa empresa que é tão pequenina... (gente pão dura!!!) (rs)

Fonte: mundomarketing.com

Um comentário:

André Tenório disse...

Bem, o Mcdonald's sempre fez esse tipo de ação. Por exemplo, aqui em Recife, uma vez por ano acontece algo parecido. Eles ajudam o Grupo de Apoio a Criança com Cancer. Eu acho que não há nada demais em direcionar certa quantia pelas vendas. Imagine só: ajudar e ser ajudado. Isso é harmonia! O que dizer dos artistas americanos que fizeram "performances" para ajudar as vítimas do Haiti? Aproveitadores? Auto-promoção? Gente, que é isso!? O mundo é capitalista... E tenho dito.

Para reclamações: @tenorioadm

Um grande abraço