segunda-feira, 29 de março de 2010

Metas não são sonhos: racionalidade é fundamental na hora de definir objetivos

Um bom planejamento garante sustentabilidade às ações e conquistas


Quem não deseja sucesso? Do estagiário ao chairman, todos estão sempre em busca de algo a mais, seja para a empresa ou para a carreira pessoal. Mas, para dar um passo à frente, sonhar não basta. Ter metas, simplesmente, também não. É preciso planejar, avaliar e pôr em prática. Entre alcançar, pouco a pouco, pequenos objetivos e dar um salto enorme sem saber se terá pernas suficientes para chegar lá, a dica é preferir a primeira opção.

Sustentabilidade é uma palavra que precisa ser sempre lembrada, pronunciada e praticada por quem procurar crescer. "Estabelecer metas reais e alcançáveis torna a conquista dos nossos objetivos mais sustentável. Saber onde se quer chegar, visualizando a cada novo dia o tanto de caminho percorrido, faz da nossa aposta uma aposta mais acertada, nessa grande loteria que é a vida", afirma o professor Eduardo Zugaib, que também é palestrante motivacional e comportamental.

"Uma meta, para ser considerada meta, tem que seguir algumas regras, senão não passa de um simples desejo otimista". Isso quem afirma é Raúl Candeloro, autor do livro Venda Mais. Candeloro lembra que estipular um prazo para atingir determinado objetivo é o primeiro passo para alcançá-lo. "Uma coisa é você dizer que quer emagrecer 5 quilos. Outra coisa é dizer que quer emagrecer 5 quilos em 3 meses", afirma.

Depois de avaliar a viabilidade das ações, traçar as metas e estabelecer os prazos, a única coisa que não pode acontecer é ficar de braços cruzados. Determinar aos funcionários o que tem de ser feito para atingir x de produtividade e simplesmente esperar que eles cumpram certamente não dará certo. Estar sempre presente, incentivar, auxiliar, trabalhar junto, acompanhar os resultados, reelaborar a estratégia com um plano B (que sempre deve estar na manga) quando alguma coisa der errado, todas essas são atitudes fundamentais.


Por Simão Vieira, www.administradores.com.br

Nenhum comentário: