quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Erros de Marketing - Volvo e seu logo "machista"


Historicamente o mercado de automóveis se construiu em cima de atributos mais relevantes para os homens como velocidade, liberdade, potência e controle. Mas pesquisas indicam que atualmente 70% das decisões de compras de carros são feitas pelas mulheres.

Algumas montadoras já adaptaram suas estratégias e passaram a fabricar e comunicar atributos mais apelativos às mulheres, como o design, conforto, acabamento e acessórios internos (como os porta-trecos e o espelho no quebra-sol do motorista, câmera traseira para balisa, etc).

Nesse contexto, o que dizer da Volvo que tem o símbolo do gênero masculino em seu próprio logo?? Seria uma montadora que prefere se manter ligada a atributos de performance, ignorando as novas tendências de comportamento do mundo?

Acabei de acessar o site da Volvo. Questionei uma coisa! Na página inicial vemos a tal logo masculina e, bem ao lado, uma imagem de... uma mulher dirigindo um carrão! Alguém entendeu???

2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que sei, não se trata do logo machista, mas sim o símbolo químico do ferro...

O Volvo é o modelo preferido das pessoas que buscam segurança na condução. Se fosse por conta do logo, as mulheres não compravam Ferraris, cujo marketing das mesmas algum tempo atrás mencionava que o câmbio dos veículos eram apenas para "machos"...

Mas não há compradoras para tal modelo?

Penso que devemos pesquisar com isonomia antes de postarmos conteúdos que podem denegrir produtos ou serviços. Digo isto por ser publicitário e entender a respeito.

Anônimo disse...

nem me fala! eu vi uma propabanda de caminhões. Fiquei indiguinada! Deveriam-mos processá-los!