quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Caso ou descaso da Prefeitura de Macaé??!!!

SAÚDE REALIZA TRABALHO DE PULVERIZAÇÃO NA REGIÃO DA LAGOA DE IMBOASSICA EM MACAÉ

Saúde realiza trabalho de pulverização na região da lagoa de imboassica em macaé

Para minimizar os incômodos causados nos últimos dias, pelo inseto chironomidae, o centro de controle de zoonoses (ccz) da secretaria municipal de saúde (semusa) iniciou o trabalho de pulverização em alguns bairros da cidade. Além deste trabalho os técnicos da saúde em parceria com a secretaria municipal de meio ambiente (semma) estão fazendo o monitoramento das larvas do inseto na Lagoa de Imboassica.
De acordo com o diretor técnico do ccz, rogério lemos, a pulverização está sendo feita com máquina pro-fog e o inseticida utilizado é o i-com (cepermetrina) e óleo mineral. “é importante ressaltar que estamos fazendo um trabalho para minimizar os efeitos da infestação do inseto nos bairros, mirante da lagoa, morada das garças, vivendas da Lagoa e São Marcos”, disse.

O trabalho iniciou na segunda-feira (04) no bairro mirante da lagoa e nesta terça (5), no vivendas da lagoa e no morada das garças. A pulverização que está sendo feita sempre a partir das 19h continua na sexta (8) e no sábado (9), no Bairro São Marcos.

Ele acrescenta que o inseto não causa problemas à saúde, só incômodos. A espécie que tem como habitat rios, lagos e riachos não é hematófogo, não se alimenta de sangue e sim de plantas aquáticas.

Matéria publicada ontem no portal de Macaé. http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=19246


É UM ABSURDO!!!
Eu imagino como foi isso ontem lá...
Esse inseto é extremamente nojento!!!
A população que sofre com essa politicagem em Macaé!
Será que adianta só pulverizar????
Não se pode nem entrar na lagoa. Ela está poluída!
Um lugar lindo de se ver e morar!
Por que não abrir a Boca da Lagoa???
O que a população tem a ver com essa política horrível???
Acorda pessoal... vamos reclamar um pouco também!!!


Um pouco sobre esse inseto nojento...





Chironomidae é uma família de mosquitos da ordem Diptera que colonizam todos os ambientes aquáticos como rios, riachos, lagos, fitotelmas de plantas, poças de água temporárias, estações de tratamento de esgoto entre outras. Inclui gêneros com larvas semi-terrestres e terrestres.

É uma das poucas famílias de insetos que coloniza o bentos do litoral marinho sendo encontrada a até 40 metros de profundidade. Coloniza ambientes com altas altitudes como os Himalaias a 4.600 metros e até o lago Baikal a 1.000 metros de profundidade.{Epler, 2001}

Nas últimas décadas tem-se intensificado o estudo da família Chironomidae como causadores de alergias em populações humanas, quando suas nuvens entram em contato com olhos, boca e nariz, podendo desencadear rinites alérgicas, conjuntivite e urticária.

São conhecidos como pragas em plantações de arroz no Japão e em Veneza o governo gasta milhões de dólares para controlar a população de Chironomidae.

São considerados excelentes bioindicadores, pois em ambientes muito poluídos por matéria orgânica, e com pouco oxigênio dissolvido, as larvas de Chironomidae podem ser as únicas encontradas. Estudos de deformidades em caracteres taxonômicos em larvas, podem indicar a presença de metais pesados no ambiente aquático. As larvas de alguns gêneros de Chironomidae possuem hemoglobina. Por isto a fixação de oxigênio dissolvido na água ocorre de forma facilitada, dispensando a larva de subir à superfície para respirar.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


Bom, é isso! Fiz a minha parte! Faça a sua também!!!

5 comentários:

Caroline disse...

Oi, sou moradora de São Marcos e não suporto mais este incômodo causado por estes mosquitos...mal consigo entrar em casa sem que uma nuvem de ao menos uns 100 destes mosquitos venha atras de mim, não sei mais o que fazer! Tentei de tudo!!! Tiro diariamente uma pazinha de lixo cheia deles da varanda e sala, estou desesperada!

Anônimo disse...

Pois eh, cidade onde na entrada tem um S de Silvio Lopes com 3 colunas que dizem ser os seus filhos e quem pagou fomos nos ??
O que espera que eles facam ? Nada, claro, pois com o $$$ da cidade compraram ate a casa que o Barrichelo queria comprar em Monaco !!!!!
Macae nao eh uma cidade para se morar e sim para trabalhar somente.
Para Morar, temos Rio das Ostras, cidade planejada para o cidadao.

Cidadão Macaense que paga IPTU. disse...

Mosquito da dengue não é nada. Na esquina da rua Sete de Setembro com a rua Visconde de Quissamã tem um prédio abandonado pela Clínica São Lucas que é um ninho gigante de camundongos, ratos e ratazanas. Tem um cachorro preso lá dentro que junto com sua urina e suas fezes proporcionam um ambiente perfeito para ninho de ratos. E é no centro da cidade de Macaé. E a turma do Centro de Controle de Zoonoses que não podem fazer nada. Estão de mãos e pernas amarrados segundo eles mesmos. E o prédio é propriedade da clínica São Lucas, agora imagine a higiene da clínica.
Um mosquitinho não é nada.

Anônimo disse...

EStamos sofrendo no bairro Sao Marcos com esses mosquitos ha 2 dias. É muito mosquito, nuvens deles pelo bairro todo. Nossas casas ficam tomadas por fora e por dentro. Nem a prefeitura e nem o controle de zoonose se manifestou ainda.
Onde isso vai parar?
Vamos nos unir e ver o que pode ser feito!

Gabriel disse...

Sou de Macaé também, e estudo engenharia ambiental em Niterói. Sinceramente, pulverizar além da não adiantar NADA, ainda polui mais ainda a lagoa, com inseticidas (pois todos sem exceção são tóxicos). Estes insetos possuem ciclo de vida muito curto (tanto é que todos os dias tem zilhões deles mortos nos jardins) então o problema não é acabar com eles, mas com a origem do boom deles: a poluição da lagoa. Macaé é um absurdo, tem uma estação de tratamento de esgotos novinha na fazenda mutum, que NUNCA OPEROU! Falta comprometimento e sobra descaso na infra-estrutura sanitária de Macaé! Tenho nojo de dizer que vim de lá, e tenho orgulho de poder dizer que não sou macaense! Cidade de pessoas vendidas, facilmente corruptíveis e mercenárias. Ah, e abrir a barra da lagoa ajuda, mas não é uma boa solução, pois acaba por alterar a ciculação de nutrientes da lagoa e aumentar a salinidade, prejudicando a reprodução dos peixes e o crescimento de plantas.